NOSSO SANTO PROTETOR

NOSSO SANTO PROTETOR
São João Bosco

SEJA BEM-VINDO(A)!!! VOCÊ É O(A) VISITANTE NÚMERO:


17 de janeiro de 2012

CONTINUAÇÃO DO TEXTO SOBRE POLÍTICA RETIRADO DO LIVRO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1996


Fonte: marcilioboio.blogspot.com

No exercício do poder político é fundamental o espírito de serviço, único capaz de, ao lado da necessária competência e eficácia, tornar "transparente" ou "limpa" a atividade dos homens políticos, como aliás o povo justamente exige. Isto pressupõe a luta aberta e a decidida superação de certas tentações, tais como, o recurso à deslealdade e à mentira, o desperdício do dinheiro público em vantagens de uns poucos e com miras de clientela, o uso de meios equívocos ou ilícitos para todo custo conquistar, conservar e aumentar o poder.
Para que os leigos desempenhem sua tarefa específica é sumamente importante que recebam uma especial e adequada formação para participação política que lhes possibilite:
-aprender a fazer análise da realidade;
-conhecer as propostas e práticas dos partidos e candidatos, aprendendo a respeitar a opção partidária dos outros;
-adquirir consciência crítica frente à realidade política;
-desenvolver a sua formação na fé e adquirir sólido conhecimento da Doutrina Social da Igreja para discernir e avaliar com critérios evangélicos a realidade e a ação política.

As eleições municipais são ocasião privilegiada de educação política, momento para mostrar os vários tipos de eleitores e os diversos tipos de políticos que temos no Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário