NOSSO SANTO PROTETOR

NOSSO SANTO PROTETOR
São João Bosco

SEJA BEM-VINDO(A)!!! VOCÊ É O(A) VISITANTE NÚMERO:


16 de fevereiro de 2012

12 de fevereiro de 2012

PREPARE-SE PARA O CARNAVAL

Dicas de saúde para o carnaval

Uma coleção de dicas para aproveitar ao máximo o carnaval e prevenir as doenças que rondam a folia.

A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos.

No carnaval é necessária atenção especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco, uso de bebidas alcoólicas, dentre outros riscos típicos do feriado mais famoso do país.

Dicas de saúde para o carnaval: Alimentação

Dicas de saúde: massa O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige alimentação reforçada. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam por mais tempo.

Imediatamente antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais.

Depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão.

Dicas de saúde para o carnaval: Hidratação

Dicas de saúde aguaEsse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que entre três e quatro horas antes da maratona o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.

Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro.

Dicas de saúde para o carnaval: Lesões musculares

Dicas de saúde: alongamentosO carnaval é uma época do ano em que as lesões de músculo se tornam mais comuns, segundo Marcelo Petrilli, médico do departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo, especialista em cirurgia de joelho. De acordo com Petrilli, essas lesões podem ser divididas em dois grandes grupos: lesões traumáticas decorrentes de acidentes e as lesões traumáticas ou por sobrecarga, decorrentes da maior atividade física sem o preparo adequado.

Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuidado. Além disso, o especialista explica que sambar na avenida com sapatos de salto alto exige das passistas um preparo extra, pois os saltos aumentam a carga nas articulações, principalmente dos joelhos.

Outra dica importante é utilizar um calçado adequado, de preferência um tênis confortável, fazer exercícios de alongamento e um aquecimento antes do desfile.

Como realizar alongamento da maneira correta

Dicas de saúde para o carnaval: bebidas alcoólicas

Dicas de saúde: ressacaO uso de bebidas alcoólicas no carnaval é muitas vezes excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser causa de acidentes de trânsito, quando o folião esquece a regra principal: Se beber, não dirija.

Sobre a associação de álcool e atividades físicas, é importante lembrar que o álcool também aumenta a perda de líquido. O ideal seria o consumo moderado e beber mais.


Fonte: www.bancodesaude.com.br

11 de fevereiro de 2012

NOSSA CIDADE GANHARÁ UM SITE EXCLUSIVO




VOCÊ QUE É VISITANTE DESSE BLOG TERÁ A OPORTUNIDADE DE DECIDIR, ATRAVÉS DE SUA SUGESTÃO, O ASSUNTO/TEMA/NOTÍCIA QUE INAUGURARÁ O SITE. AS DUAS SUGESTÕES MAIS LEMBRADAS SERÃO ALVO DE NOSSAS PRIMEIRAS MATÉRIAS.

PARTICIPE! DEIXE SUA SUGESTÃO NO ESPAÇO PARA COMENTÁRIO ABAIXO...

NESTE CARNAVAL, ASSIM COMO EM TODOS OS MOMENTOS DE SUA VIDA, LEMBRE-SE DE SE CUIDAR: USE CAMISINHA


8 de fevereiro de 2012

TEMPO DE CARNAVAL: CURTA A FESTA E EVITE BRIGAS...




DICAS DE SEGURANÇA PARA UM CARNAVAL TRANQUILO E ALEGRE



CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012: O CUIDADO DA SAÚDE



A Campanha da Fraternidade de 2012 mobiliza os catequizandos a contemplarem a vida como um dom de Deus e para a compreensão de que o cuidado com a saúde depende de uma alimentação saudável, da prática de esportes, das ações de prevenção, do cuidado com o corpo, a mente e o espírito.

A Igreja propõe como tema da Campanha deste ano: A Fraternidade e a Saúde Pública, como lema: Que a Saúde se difunda sobre a terra (Eclo. 38,8). Deseja assim sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.
A Igreja, nessa Quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da saúde pública e levar os discípulos missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento, na morte. Levá-los, ao mesmo tempo, a exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde.

O Sistema Único de Saúde – SUS , inspirado em belos princípios como o da universalidade, cuja proposta é atender a todos, indiscriminadamente, deveria ser modelo para o mundo. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende a contento, sobretudo os mais necessitados desses serviços.
Entendendo ser um anseio da população, especialmente da mais carente, um atendimento de saúde digno e de qualidade, a Campanha da Fraternidade 2012 aborda o tema da saúde.


(Fonte: http://animacaosjc.com.br/)