NOSSO SANTO PROTETOR

NOSSO SANTO PROTETOR
São João Bosco

SEJA BEM-VINDO(A)!!! VOCÊ É O(A) VISITANTE NÚMERO:


17 de março de 2009

RESULTADO DA PRIMEIRA ENQUETE:

A votação foi encerrada com um total de 07 (sete) votos sendo que 57,14% dos visitantes optaram pela entrevista com a Professora e Historiadora do Município de Dom Bosco Sueli Gomes da Silva e 42,86 % optaram pela Professora e atual diretora da Escola Estadual Dom Bosco Osvanilde de Fátima da Mota.
Aguardem a entrevista!
Sueli, me aguarde!!!

3 de março de 2009

CÓRREGO GADO BRAVO:
















FESTA JUNINA


No mês de junho, são realizadas várias festas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro e, dentre as inúmeras atrações dessas festas, merecem destaque as Quadrilhas e a encenação do Casamento na Roça.

CAVALGADAS DA E. E. DOM BOSCO





Todo ano acontece a CAVALGADA organizada pela E.E. Dom Bosco, que sempre conta com a participação dos alunos, funcionários, comunidade e visitantes de outros municípios. Para os amantes dessa modalidade, fiquem atentos, pois neste ano com certeza haverá outra...

FESTAS TRADICIONAIS:




No dia 03 de maio geralmente as comunidades comemoram o dia de Santa Cruz. As pessoas participam e celebram com novenas, procissões e leilões.



A renda adquirida com os leilões geralmente é revertida em cestas básicas a pessoas mais necessitadas da comunidade.


Apesar de serem realizadas várias comemorações no dia, há uma grande participação da comunidade.

1 de março de 2009

DOMINGO É DIA!!!!




É DIA DE FAZER E COMER PAMONHA QUENTINHA...


VOCÊ ACEITA????


ESSAS SÃO DE QUEIJO... QUAL VOCÊ PREFERE????



VISITA DO DEPUTADO ESTADUAL








Cabo Vicente (vereador): convite foi atendido pelo Deputado Sargento Rodrigues.

*******************************







Deputado Sargento Rodrigues ao lado de autoridades e lideranças políticas do município.
*******************************************






O Deputado sempre está à frente de lutas por melhores salários e condições de trabalho da Gloriosa Corporação Tiradentes e busca constante de investimentos e melhorias na área de Segurança Pública para todo o Estado de Minas Gerais.


************************************************


Da direita para a esquerda: Sargento Leles (Comandante do Destacamento da Polícia Militar), Deputado Sargento Rodrigues, Cabo Vicente (Vereador), Francisco Cardoso (Vereador), José Vadson (Vereador), Gerci Rodrigues (Presidente da Câmara), Renato Mota (Vereador) e Rodrigo Martins (Secretário)

********************************************




DOM BOSCO RECEBE DEPUTADO ESTADUAL

Cabo Vicente (vereador), Deputado Sargento Rodrigues, Gerci Rodrigues (Presidente da Câmara) e Rodrigo (Secretário)


Hoje, 1º de março de 2009, o Plenário José Maria Macedo França da Câmara Municipal recebeu o Deputado Estadual Sargento Rodrigues, que veio à região com o objetivo de agradecer o apoio recebido durante as eleições para os três mandatos como Deputado Estadual, conhecer os anseios do povo dombosquense e buscar apoio das lideranças políticas do município para o quarto mandato na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER ESTÁ CHEGANDO!




8 DE MARÇO É DA MULHER. As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.


DATAS COMEMORATIVAS DA SEMANA:

01 . Cinzas
02 · Dia Nacional do Turismo
02 . Dia da Oração
03 · Dia do Meteorologista
05 · Dia do Filatelista Brasileiro
07 · Dia do Fuzileiro Naval

BIOGRAFIAS:

PROFESSORA DALVA MARIA DE MELO CARVALHO
- Patrona da E. M. Dalva Maria de Melo Carvalho, situada às margens da BR 251 neste município.


A professora DALVA MARIA DE MELO CARVALHO, nasceu na cidade de Carmo do Paranaíba-MG, aos 03 de maio de 1951.
Era filha do Sr. AFONSO LUIZ DE QUEIROZ e de Dona LUZIA MOREIRA DE QUEIROZ.
Casou-se com o Sr. PEDRO DE CARVALHO no dia 07 de outubro de 1975 na cidade de Bonfinópolis de Minas - MG e teve três filhos: BERNADETE, PAULO AFONSO E ANA LÚCIA.
Concluiu o 1º grau no Colégio Municipal de Belo Horizonte em 1974. Em 1976 fez o 2º grau na Escola Estadual Professor Zama Maciel na cidade de Patos de Minas. Habilitou-se para o exercício do magistério no Instituto de Educação de Minas Gerais em 16 de fevereiro de 1981.
Residiu no atual município de Dom Bosco desde outubro de 1965 até 1º de fevereiro de 1984, quando veio a falecer; sendo que sua última residência foi a Rua Francisco Pedro da Silva.
Grande parte de sua vida foi dedicada à educação, tendo sido uma profissional exemplar desde os tempos da extinta SUVALE até o fim de sua vida.
Atuou como professora na zona rural e também na Escola Estadual Dom Bosco, como professora de matemática e de 1ª a 4ª séries, principalmente 4ª série (sua classe predileta), pois tinha um fraco, não gostava de alfabetizar. Alfabetização era o ponto forte de sua irmã Lezir.
Como filha, irmã, mãe, esposa e acima de tudo como ser humano, Dalva deixou bons exemplos e boas lembranças, e nós que tivemos o privilégio de com ela trabalhar, conviver e aprender, aplaudimos a iniciativa da Prefeitura, Câmara e Departamento de Educação do município de Dom Bosco de prestar um tributo não só a memória da professora Dalva, mas também à sua família que muito contribuiu para a educação e o crescimento da educação.
A homenagem é merecida; melhor seria é claro, se ainda pudéssemos contar com sua presença e sabedoria. Mas DEUS preferiu tê-la bem junto de si.
Porém, nada mais justo que essa escola que ora é apresentada ao público, receba o seu nome, por tudo o que ela foi e fez em prol da educação deste município, por seus ex-alunos, familiares e ex colegas de luta.
Que os profissionais que irão atuar nesta escola tenham em sua vida profissional um pouco do muito que teve a professora Dalva, e que os alunos aqui recebam um pouco do AMOR que ela semeou em sua caminhada pela terra.
Assim juntos, sob a proteção de DEUS e de São João Bosco, construiremos uma educação humanizadora e de qualidade para todos.
POIS A LUTA DO EDUCADOR NÃO ACABA NUNCA...


(Texto escrito por SUELI GOMES DA SILVA em 25 de junho de 2000.)